Como participar?

Para se associar ao Mercoserra entre preencha o formulário abaixo e aguarde nosso contato.

contato

Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso contato.

voltar

PRAÇA DA LIBERDADE

ao-ar-livre,atrativos

Sendo a maior praça, em área, do Centro Histórico, possui uma superfície de 21.275 metros quadrados. O primeiro nome foi Largo Dom Afonso, em homenagem prestada ao primogênito de D. Pedro II, que faleceu prematuramente.

Era um lugar de pouco trato, até que em 1885, o vereador Dr. Manoel Bordini propôs que a área fosse urbanizada e entregue à população para lazer. Em 1886, Dr. Auguste Glaziou, botânico francês de renome, veio a Petrópolis e cuidou do paisagismo do Largo Dom Afonso, em conjunto com o mestre-de- obras da província do Rio de Janeiro.

Foi denominada Praça da Liberdade em 1888, porque ali se reuniam os escravos livres para comprar a liberdade dos companheiros que ainda eram mantidos nas senzalas.

Em 1914, passou por uma remodelação, contando então com rinque de patinação, plantio de árvores e canteiros de flores.

No ano de 1923, seu nome mudou para Praça Rui Barbosa. Porém, o nome não caiu no gosto do povo, que continuou chamando-a de Praça da Liberdade, nome posteriormente retomado. Em 1964, a Praça passou por grande reforma e algumas características foram preservadas, como o coreto, as palmeiras imperiais e a ponte de madeira.

É um dos principais pontos de lazer de Petrópolis. Parque infantil cercado, rinque de patinação, fonte com iluminação, bar e restaurante, que fazem da praça uma opção de entretenimento para todas as idades.

Endereço: Situada no encontro entre a Av. Roberto Silveira, Av, Koeler, R. Dr. Nelson de Sá Earp e R. Barão do Amazonas, Centro Histórico.