Como participar?

Para se associar ao Mercoserra entre preencha o formulário abaixo e aguarde nosso contato.

contato

Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso contato.

voltar

Artesãos de Guapimirim podem obter a Carteira Nacional de Artesão

11 de setembro 2021

Artesãs e artesãos de Guapimirim fazer um pré-cadastro para obter a Carteira Nacional de Artesão. O documento é um comprovante de que o profissional é reconhecido como artesão em território nacional e possibilita a participação em feiras livres, pontos turísticos e outros eventos de exposição promovidos por órgãos públicos ligados à turismo e cultura, por exemplo. Com isso, ele pode obter qualificação profissional, aumentar a renda e obter microcrédito ante a Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro (AgeRio).

O pré-cadastro é feito no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), ligado ao governo federal, por meio do site www.artesanatobrasileiro.gov.br.

Após a inscrição, o candidato ou candidata receberá orientações e terá de passar pelo teste de habilidade perante as coordenações estaduais de artesanato (CEAs), que são vinculadas às secretarias estaduais de turismo ou cultura, por exemplo. Por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19), as avaliações são realizadas online. O profissional terá de enviar um vídeo, fazendo e explicando o trabalho, da mesma forma que ocorreria se o teste fosse presencial. Em território fluminense, o artesão poderá agendar o teste pelo Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro pelo WhatsApp (21) 99489-4395. Mas, isso só depois que o pré-cadastro for aprovado pelo SICAB.