Como participar?

Para se associar ao MercoSerra envie um e-mail para mercoserra@outlook.com com seu Nome, Celular/Telefone, Nome da Empresa e E-mail ou ligue para 24 2237-0806.

Desde já Agradecemos.

contato

Para entrar em contato envie um e-mail para mercoserra@outlook.com com seu Nome, Celular/Telefone e sua Mensagem ou ligue para
24 2237-0806.

Desde já Agradecemos.

voltar

Casa do Colono faz programação especial na Primavera dos Museus

19 de setembro 2022

A Casa do Colono está com uma programação especial para comemorar a 16ª edição da Primavera dos Museus, que acontece esta semana em todo o país e é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Oficina, palestra e distribuição de mudas de flores são as atividades previstas.

A programação começa na terça-feira (20) com a palestra sobre métodos de conservação e restauro em acervos, ministrada pelas restauradoras Luciana Lopes e Poliana Reis. A atividade é gratuita e acontece das 10 às 11 horas. Na quinta-feira (22), será realizada uma oficina de artes, das 9h às 11h, com o tema “Nosso Museu Florido”. A iniciativa faz parte do projeto Minha Cidade tem História para Contar da historiadora Vânia Nicolau.

Na sexta-feira (23), acontece a distribuição de mudas de flores, das 9h às 11h, encerrando a programação da 16ª edição da Primavera dos Museus. Toda s as atividades são gratuitas. “O Museu Casa do Colono recebe muitos visitantes, principalmente de turismo educativo. Participar da Primavera dos Museus é importante para divulgar ainda mais esse atrativo turístico da nossa cidade, que remonta a história da colonização”, disse a presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Diana Iliescu.

O Museu Casa do Colono é administrado pela Prefeitura e conta a história da colonização alemã em Petrópolis. O imóvel foi construído em 1847 por Johan Gottlieb Kaiser e tem suas características originais preservadas. Em seu acervo, o museu guarda utensílios domésticos, fotografias e objetos pessoais usados pelos colonos. Os cômodos que chamam mais atenção são a oficina e a cozinha com fogão à lenha e utensílios da época, como formas para o famoso pão alemão (bem imaterial de Petrópolis) e a máquina manual para fazer chucrute.

Museu Casa do Colono
Funcionamento: de terça a domingo, com entrada franca
Endereço: Rua Cristóvão Colombo, 1.034 - Castelânea
Telefone: (24) 2246-9300 / (24) 2247-3715
Horário de Funcionamento: 9h às 14h