Escritora de Friburgo lança livro que aborda tragédia da chuva em 2011
23 de janeiro 2023
Que o rádio é uma ferramenta de grande abrangência de comunicação, a gente sabe. Mas, o que muita gente pode não perceber, é que ele pode ser fundamental em situações de emergência e em catástrofes.
Para contar como foi o papel desse veículo em um dos maiores desastres ambientais no Brasil, a jornalista Gabriella Bini Espósito escreveu o livro ’2011 - O poder do rádio na tragédia climática’, que vai lançar na quinta-feira, 26, em Nova Friburgo. O evento será fechado neste primeiro momento, de acordo com a autora.
Gabriela relata em seu livro toda a cobertura da tragédia de 2011, conta histórias de superação na cidade e o ressurgimento de Nova Friburgo na fase de pós-tragédia. Ela relembra também acontecimentos quando as atuais ‘fakenews’ eram denominados como ‘boatos’.
O livro relembra momentos marcantes depois da tragédia, como o período que a cidade ficou sem o fornecimento de serviços essenciais, como energia elétrica, telefonia, internet e água.Neste ano, a tragédia climática na Região Serrana completou 12 anos. Passado todo esse tempo, Nova Friburgo ainda é considerada a 2ª cidade do país com mais áreas de risco.