Como participar?

Para se associar ao MercoSerra envie um e-mail para mercoserra@outlook.com com seu Nome, Celular/Telefone, Nome da Empresa e E-mail ou ligue para 24 2237-0806.

Desde já Agradecemos.

contato

Para entrar em contato envie um e-mail para mercoserra@outlook.com com seu Nome, Celular/Telefone e sua Mensagem ou ligue para
24 2237-0806.

Desde já Agradecemos.

voltar

Exposição na Usina Cultural em Nova Friburgo vai reunir jovens artistas de 18 a 24 anos

1 de agosto 2022

Durante três meses, dez jovens de Nova Friburgo fizeram uma residência artística para desenvolver algumas qualidades e o resultado pode ser visto a partir da semana que vem na Usina Cultural.

A abertura da exposição ’UnoDiverso’, do Projeto Resistência, será na sexta, às 17h, dia 5, e no sábado acontecerá uma palestra com a artista plástica Mana Bernardes, às 15h.

Os jovens artistas trabalharam os conceitos de identidade e coletividade em suas criações e o trabalho teve a curadoria dos artistas plásticos e arte-educadores Mario Moreira e Mario Massena. Os dez jovens artistas foram selecionados através de chamada pública pelo Projeto Resistência.

Eles utilizaram técnicas de desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia e colagem em seus trabalhos durante a residência. Os artistas selecionados se apresentarão com os nomes artísticos, escolhidos por eles mesmos. Mario Massena, responsável pela residência, acompanhou os jovens desde a seleção até a produção das obras inéditas.

Identidade e coletividade – temática abordada pelos participantes, de acordo com Mario Massena, é a possibilidade do público ler o mundo de modo mais amplo e sensível.

O projeto Resistência Artística já expôs a Mundocircus, recorde de púbico na Usina Cultural Energisa e, pretende continuar valorizando o exercício da pesquisa e da produção artística na cidade e na região.

A cenografia e ambientação da exposição é assinada pelo estilista e designer Tyrone e do produtor Cherman e, o videografismo, produzido por Tiago Vianna. ’UnoDiverso’ pode ser vista até o dia primeiro de outubro.

Mana Bernardes é a convidada especial para fazer uma roda de conversa, aberta ao público, onde ela vai falar sobre sua criatividade e trajetória.

A veia artística de Mana é de berço e ela abraçou o conceito de reaproveitamento de materiais ainda na infância, com sete anos, quando visitou uma aldeia indígena. A partir disso, começou a criar colares com restos de materiais e, com 14 anos, dava aulas em organizações não governamentais.

Designer de jóias inusitadas, as obras de Mana Bernardes circulam desde ruas populares do Rio de Janeiro até o Art Museum, em Nova York. Suas peças podem ser encontradas em lojas conceituadas de São Paulo até as mais sofisticadas em Paris.

Ela vai contar como foi o seu processo artístico na palestra em Nova Friburgo.

UnoDiverso

  • Data: 05/08 a 01/10 (de terça a sábado)
  • Local: Usina Cultural Energisa
  • Horário: das 13 às 20h
  • Ingresso: gratuito
  • Público: todas as idades

Mana Bernardes – Palestra e mesa redonda

  • Data: 06/08 (sábado)
  • Local: Usina Cultural Energisa
  • Horário: 15h
  • Ingresso: gratuito
  • Público: todas as idades