Como participar?

Para se associar ao MercoSerra envie um e-mail para mercoserra@outlook.com com seu Nome, Celular/Telefone, Nome da Empresa e E-mail ou ligue para 24 2237-0806.

Desde já Agradecemos.

contato

Para entrar em contato envie um e-mail para mercoserra@outlook.com com seu Nome, Celular/Telefone e sua Mensagem ou ligue para
24 2237-0806.

Desde já Agradecemos.

voltar

Mulheres se destacam no agronegócio no estado do Rio de Janeiro

13 de março 2021

As mulheres têm cada vez mais conquistado seu espaço no campo e se tornado peça fundamental para a agricultura. Segundo dados da Emater-Rio, mais de 33 mil mulheres rurais no estado estão cadastradas pela empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura.

Só no ano passado, seis mil produtoras foram atendidas em todo o território fluminense. A diversificação e a expansão de algumas áreas nos últimos anos revelam o aumento da presença da mão-de-obra feminina, como no caso da floricultura. Dividindo a rotina com marido, irmã, filhos e nora, no sítio da família em Vargem Alta, em Nova Friburgo, na Região Serrana, a produtora Eunice Pacheco, de 45 anos, revela a satisfação de ser uma mulher que atua no agro.

Por conta da pandemia da Covid-19, as vendas de flores despencaram, e a família Pacheco precisou recorrer à plantação de legumes. Para o secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz, o Dia Internacional da Mulher serve para reconhecer e ressaltar o trabalho e conquistas de todas as mulheres, principalmente no âmbito do agronegócio.

Forte e determinada, a produtora Cristina Salles alavancou seu empreendimento com a ajuda do Programa Prosperar, linha de crédito do Governo do Estado. Empreendedora nata, Cristina possui uma agroindústria nos moldes de agricultura familiar, onde cultiva os mais variados vegetais e produz geleias artesanais.

A paixão por flores fez Adelaide Santos ser produtora. Há 32 anos trabalhando com plantas ornamentais e tropicais, em Ilha de Guaratiba, na Zona Oeste da capital, a paisagista e também bióloga oferece cursos neste segmento.