Como participar?

Para se associar ao MercoSerra envie um e-mail para mercoserra@outlook.com com seu Nome, Celular/Telefone, Nome da Empresa e E-mail ou ligue para 24 2237-0806.

Desde já Agradecemos.

contato

Para entrar em contato envie um e-mail para mercoserra@outlook.com com seu Nome, Celular/Telefone e sua Mensagem ou ligue para
24 2237-0806.

Desde já Agradecemos.

voltar

Quilombo da Tapera, em Petrópolis, vai ter endereço com CEP

21 de junho 2022

Um momento que mescla planejamento urbano, inclusão e resgate histórico. A Estrada da Tapera, no Vale do Cuiabá, em Petrópolis, vai deixar a informalidade para tornar-se endereço oficial da única comunidade remanescente de quilombo na cidade.

A oficialização do nome foi acertada na última semana pelos moradores com os coordenadores municipais de Planejamento e Gestão Estratégica, Thiago Damaceno, e de Promoção da Igualdade Racial, Filipe Graciano Neves, e o presidente da Câmara de Vereadores, Hingo Hames.

A formalização do nome vai dar CEP ao endereço do Quilombo da Tapera e pôr fim aos transtornos da comunidade com os Correios, empresas de serviços e lojas.

No encontro com os representantes da Prefeitura e do Legislativo, os cerca de 70 moradores se comprometeram a enviar abaixo-assinado ao presidente da Câmara, que transformará a reivindicação em projeto de lei, a ser aprovado e depois sancionado pelo prefeito Rubens Bomtempo.

Na falta de endereço oficial, os moradores costumam ter cartas e entregas desviadas para a portaria de um condomínio vizinho, localizado na Estrada Ministro Salgado Filho.

De acordo com o coordenador municipal de Planejamento e Gestão Estratégica Thiago Damaceno, a Prefeitura também vai comunicar a oficialização à administração estadual e federal, incluindo os Correios.

Para Filipe Graciano Neves, da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, o apoio é importante para o reconhecimento jurídico da identidade étnica dos quilombolas e com a garantia de posse de suas terras.