Como participar?

Para se associar ao MercoSerra envie um e-mail para mercoserra@outlook.com com seu Nome, Celular/Telefone, Nome da Empresa e E-mail ou ligue para 24 2237-0806.

Desde já Agradecemos.

contato

Para entrar em contato envie um e-mail para mercoserra@outlook.com com seu Nome, Celular/Telefone e sua Mensagem ou ligue para
24 2237-0806.

Desde já Agradecemos.

voltar

Setembro Amarelo: Secretaria de Saúde promove capacitação ao profissionais da rede de saúde

1 de outubro 2021

Com o tema “Rastreio e manejo da ideação suicida”, a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última quarta-feira (29) uma capacitação para os profissionais da rede de saúde sobre o assunto. A qualificação, que aconteceu de forma virtual, faz parte da campanha do “Setembro Amarelo” do município, que busca a conscientização para a valorização da vida.

A Prefeitura de Petrópolis oferece o acompanhamento psicológico no município. O encaminhamento é feito pela atenção básica, pelas equipes dos postos de saúde da família e unidades básicas de saúde. Em casos mais graves, as pessoas podem se encaminhar para os Centro de Atenção Psicossocial (Caps) diretamente. Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) realizam atividades internas, voltadas para a prevenção preconizada no Setembro Amarelo, junto aos pacientes e familiares que são acompanhados nesses equipamentos.

O município possui quatro Centros de Atenção Psicossocial. O Caps Nise da Silveira, no Centro da cidade, e o Núbia Helena, em Itaipava, atendem o público adulto. A unidade Sylvia Orthof, também no Centro da cidade, recebe o público infantil. Já o Caps AD Fênix, atende pessoas com problemas com álcool e drogas.

Durante o mês de setembro, a Prefeitura de Petrópolis realizou uma série de ações nos postos de saúde do município. Foram promovidas terapias comunitárias e atividades de grupo nas unidades de saúde da 24 de Maio, Dr. Thouzet, Posse, Independência, Bataillard, Pedras Brancas e na Academia da Saúde do Parque Cremerie.

Além disso, a Coordenadoria de Juventude promoveu na última terça-feira (28), uma ação de conscientização a população na Praça Dom Pedro, com orientações e informações sobre o tema. A atividade foi idealizada com base na pesquisa Juventude em Dados. A iniciativa realizada para traçar o perfil social do jovem petropolitano, concluiu que 57% dos entrevistados sofrem ou já sofreram depressão. Outra iniciativa realizada pela coordenadoria, foi o debate por meio de uma live nas redes sociais sobre a saúde mental do jovem durante a pandemia.