Último dia da Jornada Alusiva ao Centenário de Paulo Freire tem como tema Cultura e Educações Híbridas
18 de julho 2021
A Secretaria de Educação encerrou na última quinta-feira (15) a Jornada Alusiva ao Centenário de Paulo Freire, com a palestra: “Culturas e Educações híbridas: singular? plural?”, ministrada pela Doutora e Mestre em Educação, Adriana Bruno. No evento, que foi transmitido pelo YouTube e Facebook da Prefeitura de Petrópolis, foram abordadas as características principais do Ensino Híbrido os desafios impostos pelas transformações da educação ocorridas desde a pandemia, a necessidade da mudança no currículo e da interdisciplinaridade.
Entre os pontos destacados pela professora, está a diferença entre o híbrido e o simultâneo. O ensino híbrido tem sido definido como um programa de educação formal que mescla momentos em que o aluno estuda os conteúdos e as instruções usando recursos on-line e outros em que o ensino ocorre em sala de aula, podendo interagir com outros alunos e com o professor. Já o simultâneo é aquele em que, na carga horária total, todos os alunos interagem ao mesmo tempo com o docente.
No final do evento, a subsecretária de Educação agradeceu a contribuição da professora Adriana Bruno que é professora associada do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública - ambos da UFJF, Pesquisadora PQ-2-CNPq e é líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - GRUPAR.