Beleza e tranquilidade de Lumiar serão destaques na próxima novela da Rede Globo
16 de janeiro 2023
Criada e escrita por Rosane Svartman e com direção artística de Paulo Silvestrini, a novela estreia na TV Globo nesta semana, e tem cenas gravadas no distrito de Nova Friburgo
A equipe de ‘Vai na Fé’ viajou em novembro para o local, que fica a 30 km do centro de Friburgo, conhecido principalmente pelos passeios próximos à natureza. Cerca de 100 pessoas, entre produção, elenco e figuração estiveram no local para produzir algumas cenas.
Foi na vila cercada por montanhas e muito verde, que as primeiras imagens do ‘Refúgio Paz de Lumiar’ foram gravadas.
O centro de terapia holístico é o lugar onde vivem Dora e Fábio, personagens de Claudia Ohana e Zé Carlos Machado, pais de Lumiar. O refúgio é um local de contato com a natureza, paz e renovação, mas a advogada não se identifica com nada ali.
A personagem foi batizada com o mesmo nome que inspirou Beto Guedes na música, e a atriz começou cedo a preparação: em outubro, Carolina Dieckmann mudou o visual, cortando e mudando a cor do cabelo para uma tonalidade mais dourada.
Os artistas Mel Maia, Henrique Barreiras, Luiza Loroza e Bruno Trindade também participaram das gravações que aconteceram no hotel Parador Lumiar, com aproximadamente 440m² de área em plena Mata Atlântica.
Na novela, Lumiar, personagem vivida por Carolina Dieckmann, não gosta do seu nome. Nas redes sociais, ela foi uma das primeiras do elenco a postar fotos, desde que começou a se preparar para a nova produção. “Quem sou eu: Carol ou Lumiar?”, perguntou ela, em uma de suas postagens.Carolina faz par com o ator Samuel de Assis: são o casal Lumiar e Benjamin. Ela é objetiva e racional, enquanto ele é idealista e passional. Apesar de apresentarem personalidades opostas, eles se aproximam na faculdade de Direito e acabam unidos pelo amor.
“Vai na fé! Vai dar certo!” é a crença de todos os dias de Sol (Sheron Menezzes), desde o momento que levanta para trabalhar, às 6h. Moradora de Piedade, bairro tradicional da Zona Norte do Rio de Janeiro, e, vendedora de quentinhas no centro da cidade, Sol é como milhões de brasileiros que sonham e lutam.
É a fé que move Sol e sua trajetória dá o tom do enredo. Ao lado de Sol nas batalhas do dia a dia, está sua família: a mãe Marlene (Elisa Lucinda), o marido Carlão (Che Moais) e as filhas Duda (Manu Estevão) e Jenifer (Bella Campos).
Sol canta no coral da igreja desde a infância, mas na juventude, sem que os pais soubessem, ela frequentava os bailes funks que marcaram os anos 2000 e era conhecida como “a princesa do baile”.
A família passa por dificuldades financeiras, com Carlão desempregado desde a pandemia. E é nesse momento que o acaso a faz parar nos palcos: ela recebe um convite para trabalhar com Lui Lorenzo (José Loreto), um cantor pop e conquistador.
Essa reviravolta na vida de Sol faz com que ela reencontre Benjamin (Samuel de Assis), sua paixão na juventude, e Theo (Emilio Dantas), de quem guarda más lembranças.
Casado com Clara (Regiane Alves), Theo é um empresário de sucesso que esconde negócios escusos, sem que ninguém desconfie. Outro casal da trama é Lumiar e Benjamin. Ben se casou com Lumiar e juntos construíram uma vida profissional bem-sucedida como advogados criminalistas.
Foi Ben quem estava ao lado de Lumiar em seu primeiro e último porre. Quando o pai de Ben morreu, Lumiar ajudou o rapaz recém-formado a segurar as pontas no escritório que herdou. Juntos, os dois construíram carreiras bem-sucedidas, e a parceria vai além da rotina dos tribunais.
Não ter filhos é uma decisão de Lumiar, que Ben consentiu no início do relacionamento. O desejo dele é tirar um ano sabático, mas esse dia ainda não chegou.