Estudante de Teresópolis representa a região no Parlamento Juvenil da Alerj
28 de novembro 2024
A 15ª edição do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) teve início na última segunda-feira (25), reunindo jovens de todo o estado para uma vivência democrática única. Criado em 1998, o programa tem como objetivo incentivar a participação política dos estudantes e permitir que eles experimentem, na prática, os desafios do processo legislativo. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), abrangendo escolas de todos os 92 municípios fluminenses.
Entre os representantes deste ano está Sophia Eduarda Carvalho Cordeiro, aluna do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Euclydes da Cunha, em Teresópolis. Ela é uma das 96 jovens parlamentares que, ao longo de uma semana, desempenham as funções de deputados estaduais, discutindo e votando projetos de lei de sua autoria, que podem ser transformados em leis oficiais do Rio de Janeiro.
Protagonismo jovem e a transformação do Estado
O Parlamento Juvenil é uma simulação do ambiente legislativo, onde os estudantes vivenciam o cotidiano dos deputados, desde a eleição da Mesa Diretora até as votações de projetos. O programa oferece aos jovens a chance de discutir temas relevantes para o estado, além de aproximá-los das dinâmicas políticas reais.
Até o momento, o Parlamento Juvenil já contribuiu com importantes mudanças legislativas, com cinco propostas transformadas em leis, como a Lei 8255/18, que trata da inclusão de alunos com deficiência nos estágios de formação de docentes.
Participação feminina cresce no Parlamento Juvenil
A edição deste ano do programa tem um destaque especial: o recorde de participação feminina. Cerca de 60% dos alunos eleitos são meninas, o que reflete o crescente engajamento das mulheres na política. Para Librelon, essa mudança é fundamental para a representação das diferentes vozes na sociedade.
Thayllane Nascimento, de Rio Bonito, foi eleita presidente do Parlamento Juvenil desta edição. Em sua fala, ela ressaltou a importância de representar as mulheres no cenário político e destacou o compromisso em promover um ambiente mais inclusivo e igualitário.
A deputada estadual Martha Rocha (PDT), que representa a bancada feminina na Alerj, também reforçou a importância da participação feminina na política. "As mulheres têm um olhar coletivo e são fundamentais na elaboração das leis que impactam a sociedade como um todo", afirmou.
O Parlamento Juvenil da Alerj segue até o final desta semana, com os jovens parlamentares propondo e debatendo projetos que podem mudar o futuro do Rio de Janeiro.