Petrópolis cria nova unidade de conservação ambiental, no Quarteirão Italiano
9 de outubro 2020
Por meio do decreto nº 1.345 de 30 de setembro de 2020, o município criou a Unidade de Conservação da Natureza, a Floresta do Quarteirão Italiano, unidade de conservação municipal do grupo de Uso Sustentável, localizada à Rua Ângelo João Brand. A unidade foi criada segundo a previsão legal Constituição Federal e da Lei Federal nº 9.985/00, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. A área, como prevê a Lei Federal nº 11.428/06, servirá para a proteção da vegetação nativa do Bioma da Mata Atlântica. O objetivo é a recuperação do já fragilizado bioma e a geração de bem-estar para a população.
Com área de 59.968,818 m2 (metros quadrados) ou 5,99 ha (hectares). Que serão protegidos, recuperados, conservados e preservados em seus patrimônio natural, bem como seus ecossistemas associados. A medida visa ainda proteger, recuperar e conservar o patrimônio hídrico da região, além de assegurar a manutenção da fauna nativa da região, o patrimônio paisagístico da área e localidade e possibilitar o uso múltiplo de forma sustentável dos recursos florestais, buscando a manutenção da biodiversidade, desenvolvendo métodos e práticas de recuperação florestal compatíveis e adaptados às condições naturais do Município em parceria com instituições de ensino e pesquisa, visando a recuperação de áreas degradadas.
O Plano de Manejo da Unidade de Conservação será elaborado no prazo máximo de 5 anos, a contar da data do Decreto, com a participação do Conselho da Unidade, conforme previsto na Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000. O Plano de Manejo da Floresta Municipal do Quarteirão Italiano deverá ser apresentado ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA).